Ser sustentável é investir em economia circular

Economia Circular é um conceito que consiste na reutilização, recuperação, reciclagem e redução de materiais e energia. Visa substituir o “fim da vida” que a economia linear delimita aos produtos, por novos fluxos de reutilização, restauração e renovação, dissociando o crescimento econômico do aumento do consumo de recursos.

Superando as ações de gestão de resíduos e de reciclagem, o conceito visa ações amplas, como remodelagem de processos, produtos e de novos negócios. Para atender a esta demanda, novos produtos e serviços devem ser economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, permitindo uso e reaproveitamento em ciclos de reconversão.

O aumento populacional e da demanda industrial geram pressão nos recursos naturais, daí a necessidade de avançarmos para uma economia mais verde e sustentável, que assegure o desenvolvimento econômico, saúde, empregos, e o cuidado com o “capital natural”.

A Economia Circular, um dos Objetivos Sustentáveis do Valgroup, visa dar ao que chamamos de lixo, o protagonismo, reutilizando o material descartado em sua própria cadeia produtiva. A vida útil do plástico não acaba após o uso.

Dentre suas frentes de atuação, o Valgroup é parceiro visionário do Movimento Circular, iniciativa direcionada à educação e multiplicação da ideia de uma economia realmente circular, onde o lixo ganha novo propósito. Integramos uma comunidade de pessoas empenhadas em não descartar. Buscamos transformar materiais e objetos, de forma circular.

Da sala de aula para dentro das nossas fábricas, o Valgroup se empenha em desenvolver atividades e tecnologias inovadoras que maximizam a coleta, separação e reciclagem dos resíduos, protegendo a natureza, desempenhando e fomentando o desenvolvimento econômico de forma sustentável.