Valgroup e Danone Águas apresentam: garrafas 100% PCR

União: 5 letras que tem um grande poder de transformação. Especialmente quando pessoas e empresas trabalham em conjunto buscando um objetivo em comum: o compromisso com a sustentabilidade.

E para atingir essa meta, a Danone Águas, em parceria com a CPR e a Lorenpet, ambas empresas Valgroup, desenvolveram uma garrafa 100% PCR (post consumer resin) na cor salmão, reutilizando os galões de 20L Bonafont. Neste projeto, a CPR foi responsável por transformar a matéria-prima disponibilizada pela Danone em Resina Food Grade. Já a Lorenpet ficou com a tarefa de produzir a preforma 100% PCR.

Essa ação foi sustentável desde a sua concepção. Entenda: transformar os galões em resina PCR evita que o material seja descartado, dando a ele a chance de ser reutilizado em um novo formato, no caso, as garrafas. Isso é a economia circular sendo posta em prática.

O processo envolveu as etapas de moagem dos galões e lavagem a quente para produção dos flakes. Posteriormente, o flake foi extrusado, ou seja, submetido a altas temperaturas para transformá-lo em estado líquido e ser filtrado, resultando em pellets amorfos após resfriamento e granulação.

Finalizamos o trabalho com as fases de cristalização e polimerização para obtermos a Resina PET PCR Salmão prontas para serem encaminhadas à Lorenpet para fabricação das preformas. Tudo feito sob os mais rígidos controles de qualidade para estar em conformidade com as legislações de materiais plásticos para contato com alimentos, bem como em conformidade com as normas de qualidade da Danone Águas.

Por meio dessa iniciativa foi possível recuperar toneladas de galões pet que seriam descartados devido ao vencimento do prazo de validade.

O Valgroup preza pela inovação sustentável e o cuidado a longo prazo do planeta e todos os seres vivos que o habitam. Processos como o de produção da resina PCR colaboram diretamente na redução da emissão de gases na atmosfera, despendem menor consumo de energia, possibilitam utilização a reutilização de água após tratamento e reforçam a iniciativa de uma economia verdadeiramente circular!