Ciclo de vida – por que é um parâmetro tão importante a ser considerado?


Já ouviu falar sobre o termo avaliação do ciclo de vida de uma atividade? Apesar de não ser tão conhecido, é de grande importância para mensuração de impactos sociais e ambientais de um processo produtivo e/ou produto.
O termo avaliação de ciclo de vida (ACV) foi utilizado pela primeira vez pela Coca-Cola no ano de 1969. Neste ano, a empresa estudava a possibilidade da substituição de garrafas de vidro por garrafas de plástico e para que a decisão final pudesse ser tomada, foi realizado o estudo dos potenciais impactos causados por cada um dos materiais. (RISSATO, 2012).
Tendo em vista a importância destes estudos em decisões estratégicas, em 1992, a Organização Internacional para a Normatização (ISO) elaborou um comitê visando a normatização desse tipo de avaliação. Sendo assim, a partir de então todas as ACV´s são feitas tendo como base as recomendações normativas da ISO (RISSATO, 2012; VALIM SUQUISAQUI, 2019). Atualmente, existem normas ABNT correspondentes às ISO, que normatizam a avaliação no Brasil.
Mas afinal, no que consiste a elaboração de uma ACV?
A avaliação do ciclo de vida consiste na compilação e avaliação das entradas e saídas de uma dada atividade, afim de avaliar os potenciais impactos ambientais e sociais de tal atividade (RISSATO, 2012)..
As principais vantagens associadas à elaboração de uma avaliação de ciclo de vida são (VALIM SUQUISAQUI, 2019):
– a permissão para identificar e subsidiar oportunidades para a melhoria do desempenho ambiental de produtos em diversos pontos do seu ciclo de vida;
– a elevação do nível de informação para os tomadores de decisão na indústria e nas organizações governamentais ou não governamentais;
– a seleção de indicadores de desempenho ambiental relevantes, incluindo técnicas de medição;
– e, a possibilidade de associação às estratégias de marketing vinculadas aos resultados das análises.
A análise de ciclo de vida consiste em uma série de etapas, que podem ser agrupadas em (RISSATO, 2012):
- definição de objetivo e escopo;
- análise de inventario;
- análise de impacto;
- interpretação dos resultados.
O Valgroup utiliza o ciclo de vida para avaliação dos impactos sociais e ambientais de seus processos produtivos, trabalhando sempre de forma responsável com a sociedade e com o meio ambiente.
Ficou curioso para entender um pouco mais sobre a avaliação do ciclo de vida?
Atualmente, existem diversas ferramentas utilizadas para a realização da avaliação do ciclo de vida. Uma ferramenta gratuita que permite ao usuário uma elaboração completa da avaliação do ciclo de vida é o OpenLCA (openlca.org). Aproveitem e explorem essa ferramenta riquíssima.