Bio-V: a nova embalagem plástica sustentável

Após conduzir um estudo bastante abrangente, que incluiu avanços tecnológicos em todo o mundo, a Valfilm, uma empresa Valgroup, desenvolveu um novo portfólio de embalagens plásticas sustentáveis, chamado Bio-V. Essas soluções inovadoras são neutras em carbono, recicláveis e possuem biodegradação acelerada, reduzindo, significativamente, o impacto ambiental. 

As embalagens Bio-V atraem mais de 600 tipos diferentes de microrganismos que são capazes de consumir plásticos (polímeros). As enzimas produzidas por eles reagem com o Bio-V, criando um catalisador que quebra o peso molecular do polímero, tornando mais fácil para que consumam esse plástico. 

Amostras de embalagens Bio-V foram testadas utilizando o método descrito na ASTM D5511, publicado pela American Society for Testing and Materials, usado para determinar a taxa de biodegradação de produtos plásticos em ambientes anaeróbicos. Foram realizados testes também em ambientes aeróbicos e marinhos, seguindo normas específicas. 

Os resultados em todos essas situações indicam uma aceleração significativa de seu processo de biodegradação. Além de abreviar o tempo de decomposição, essa solução reduz, substancialmente, o impacto de micropartículas no meio ambiente.

Além disso, Bio-V pode ser reciclada conjuntamente com outras embalagens plásticas, utilizando infraestrutura e tecnologias existentes, sem problemas de processo ou contaminação. Desta forma, ela se comporta da mesma maneira que as embalagens convencionais e não causa nenhum prejuízo para a reciclagem, podendo voltar à cadeia produtiva e ser utilizada como insumo para a criação de novos produtos.

Sustentabilidade está no centro de tudo o que fazemos. Estamos entre as empresas mais visionárias e inovadoras do mundo. Juntamente com nossos fornecedores, clientes, universidades, ONGs e sociedade, estamos ajudando a criar um mundo melhor para esta e as futuras gerações, de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável. Estamos, ainda, abrindo o caminho para uma economia verdadeiramente circular, na qual os plásticos nunca se tornarão resíduos” afirma Cesar Sanches, Diretor de Marketing Estratégico e Sustentabilidade do Valgroup, grupo do qual a Valfilm faz parte. 

A criação de Bio-V pela Valfilm também está alinhada às metas do The New Plastics Economy Global Commitment, assinado pelo Valgroup. Liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em parceria com a agência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Global Commitment visa a unir empresas, governos e outras organizações por objetivos comuns na eliminação da poluição plástica.  

Mais vantagens 

As embalagens Bio-V são neutras em carbono. O total de emissões durante todo o ciclo de vida do produto, desde a produção e conversão, passando pela distribuição, até a reciclagem ou degradação, é neutralizada com créditos de carbono verificados de acordo com normas internacionais e obtidos através de projetos certificados. Essas embalagens utilizam matérias-primas de última geração e não contêm metais pesados. Além de garantir o alto desempenho dos processos industriais, atendem aos requisitos da ANVISA e FDA para contato com alimento.

Plataforma de Inovação Sustentável:

O portfólio da Valfilm inclui outras soluções inovadoras e sustentáveis, feitas com conteúdo reciclado e matéria-prima de fonte renovável.

Saiba mais em: http://www.valgroup.com.br/valfilm/sustainableinnovation/

Valfilm 

A Valfilm é a maior empresa em soluções de embalagens plásticas flexíveis da América Latina. Parte do Valgroup, foi fundada há mais de 40 anos. Em busca constante por inovação, está comprometida com a criação de novos modelos de negócio e produtos sustentáveis para colaborar com o desenvolvimento de uma economia verdadeiramente circular para os plásticos.